30/09/2010

O regime dos Yá-tolos

Moçambique prepara-se para fazer entrar em vigor uma medida que prevê o bloqueio de telemóveis com cartão pré-pago que não estejam registados junto dos respetivos operadores. Os utilizadores deste tipo de serviço deverão registar obrigatoriamente a titularidade dos números até 15 de Novembro.

A medida terá sido precipitada pelos violentos protestos contra o aumento do custo de vida de 1 e 2 de Setembro, convocados sobretudo através de SMS. As autoridades defendem, entretanto, que se trata apenas de assegurar a correta utilização de um serviço público.

A proposta pretende "garantir proteção dos utilizadores e segurança das pessoas no geral, assim como de instituições que têm estado a ser roubadas e burladas com base no uso de cartões pré-pagos das duas operadoras móveis", segundo o ministro dos Transportes e Comunicações, Américo Muchanga (1), citado pelo jornal mediaFax, refere a Lusa.

O governante apelou a "todos os cidadãos a dirigirem-se às suas operadoras em tempo útil, munidos dos respetivos bilhetes de identidade e certificados de residência ou outros documentos válidos, onde vão responder a um formulário já disponível".

O ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique referiu admitiu ainda que o processo, que decorre há mais de 10 dias, é "irreversível".

Recorde-se que no início do mês, a imprensa local dava conta de um bloqueio aos SMS (2) pelos operadores que justificaram o sucedido com "problemas técnicos".

Dados governamentais indicam que 27 por cento dos 21 milhões de moçambicanos usam serviços de telefonia móvel.

in Sapo.pt

NR:
(1) o camarada Muchanga não é ministro mas sim diretor do Instituto Nacional das Comunicações - uma entidade reguladora e autónoma (sem rir, por favor); o ministro recebeu ordens sobre o que devia mandar o Muchanga fazer.

(2) recordemos que as revoltas populares no Irão e em Moçambique, contra os respetivos regimes corruptos, foram conduzidos por SMS e outras tecnologias móveis.
Chegam atrasados, estes corruptos guebuzinos...