07/09/2010

7 de Setembro

Há 36 anos, em 7 de Setembro de 1974, foi assinado o Acordo de Lusaka com o qual Portugal iniciou oficialmente a descolonização de Moçambique.

O processo não constituiu a "descolonização exemplar" que o MFA propagandeou. Na verdade, as Forças Armadas Portuguesas roçaram uma verdadeira traição que só é entendível à luz da estupidez salazarista-marcelista.

O MFA, Salazar e Caetano, conduziram Portugal ao abismo, à "grande bronca".

À época, o advogado Neves Anacleto, residente em Lourenço Marques, um dos mais ativos oposicionistas da ditadura, tornou-se igualmente um vivo denunciante da ditadura frelimista que se anunciava e que, mais tarde, esteve na origem da destrutiva guerra civil que se abateu sobre Moçambique. A denúncia está disponível aqui.

Na combinação do período 1974-75 e 1975-1992, morreram milhões de inocentes portugueses e moçambicanos.

Depois dos recentes acontecimentos dramáticos de 1 de Setembro, com intervenientes diferentes, há nítidas semelhanças das cenas, do caos, das vítimas. E a Frelimo a provar o mesmo veneno de que então se serviu!

Por mera curiosidade, destaque-se que António Neves Anacleto era o avô materno de Francisco Anacleto Louçã, trotskista, o mais oposto possível ao pensamento do seu avô.