27/04/2010

Magalhães a 27 de Abril de 1521

Fernão de Magalhães, grande navegador português nascido em 1480, faleceu tragicamente a 27 de Abril de 1521 nas Filipinas, na sequência de uma desnecessária luta com habitantes de uma ilha de Mactan.

A extraordinária visão, coragem e capacidade de comando de Fernão de Magalhães levaram-no a propor o acesso à Índia pelo Ocidente, rumando em direção à América e Oceano Pacífico.

Obtido o apoio do rei de Espanha, Carlos V, recusado que foi o do rei de Portugal Dom Manuel I, Magalhães saiu de Cadiz a 20 de Setembro de 1519 com cinco embarcações e 234 tripulantes.

Controlados os danos provocados pelos erros geográficos e pelas revoltas dos marinheiros espanhois, atingem a ilha de Ladrões em 1521, no arquipélogo de Guam.

Os relatos completos da fantástica e difícil viagem foram feitos pelo italiano Antonio Pigafetta que pagara o seu próprio lugar na aventura. Ele foi um dos 18 sobreviventes que completaram a viagem.

Entre os tripulantes seguia Henrique de Malaca, um nativo de Sumatra que era aio e escravo de Magalhães - adquirido em 1511 durante a conquista portuguesa de Malaca - e que, por falar a língua malaia e entender a fala dos locais, foi decisivo para reconhecer e comprovar que fora dada a volta ao Mundo.

O escritor austríaco Stefan Zweig escreveu uma excitante biografia (1938) sobre a vida, a viagem e o génio do navegador português.

(imagens da Wikipedia)