27/04/2010

Basta de truques: este é o culpado!

Portugal, conduzido por taxistas incompetentes, chegou a um beco sem saída.

É insustentável o estafado argumento de que o problema é a crise mundial ou ainda que a culpa é da Alemanha, quando é perfeitamente visível que a bancarrota tem culpados em São Bento.

Ainda não passaram 12 meses deste que, em contra-ciclo, se anunciavam aumentos de 2,9% para a função pública, se baixava o IVA em 1%, se anunciavam TGVs, pontes, autoestradas, SCUTs, milhões para "ajudar" as empresas, em suma, poeira para os olhos.
Mas, em Setembro de 2009, os portugueses decidiram democraticamente, deixar-se enganar e não ouvir a vozes que alertavam. O que está a acontecer foi há muito antecipado. Não foi por falta de aviso que se chegou a este ponto.

Recordemos um pobre de espítito que dizia que "há mais vida para além do défice". Ignorante, irresponsável, louco.

Agora, está tudo muito transparente: o país está altamente individado e quem tem dinheiro para emprestar, não acredita que Portugal consiga pagar, já que vive de contrair dívida para pagar dívida. Numa espiral infernal de crescente dívida do Estado, das empresas e dos cidadãos.
Pesados sacrifícios, desemprego, estagnação, colapso de empresas, esperam os cidadãos portugueses.

No próximo 20 de Maio, o Tesouro português tem de pagar uma forte tranche da dívida pública e, esse dia, vai ser determinante para se saber se é declarada a bancarrota ou se ela fica adiada. No contexto presente, essa tranche vai ser paga com a emissão de nova dívida, maior e assente em taxas de juro três vezes superior às da Alemanha.

Mas, chegados a este ponto, é preciso responder a estas questões:

- É com esta gente que Portugal se vai endireitar?

- É com esta gente vai pôr as contas em ordem?

- É com esta gente que Portugal vai recuperar a credibilidade internacional?

- É com esta gente que se vai pôr cobro à corrupção?

- É com esta gente que se faz o país crescer?