29/04/2010

Armando Guebuza em Portugal: «estou pidir»

Armando Guebuza traz 70 empresários a Portugal a 29 e 30 de Abril

O Presidente Moçambicano, Armando Guebuza, efectua uma visita oficial Portugal nos dias 29 e 30, anunciou hoje em Lisboa a Presidência da República, em comunicado no seu sítio da Internet.

Armando Guebuza será recebido no Palácio de Belém pelo seu anfitrião e homólogo português Aníbal Cavaco Silva, que oferecerá no Palácio da Ajuda um banquete em honra do chefe de Estado moçambicano.

O programa oficial inclui uma intervenção de Guebuza perante os deputados na Assembleia da República e encontros com o Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, e com o primeiro-ministro José Sócrates.

Durante a estada oficial em Portugal, Armando Guebuza visitará projectos portugueses na área das energias renováveis, e participará num seminário empresarial, em que serão abordadas as oportunidades de negócios e as estratégias para o reforço da cooperação empresarial bilateral. Este seminário será encerrado pelos presidentes Cavaco Silva e Armando Guebuza.

A comitiva do Presidente moçambicano integra 70 empresários, que querem aproveitar «a excelente relação política» entre os dois países, disse hoje em Maputo, em conferência de imprensa, o responsável máximo da Confederação das Associações Económica de Moçambique (CTA), Salimo Abdula.

Os empresários moçambicanos querem aproveitar a «plataforma excelente das relações políticas» para desenvolver parcerias com empresas portuguesas e «negócios importantes entre os dois países», acrescentou.

«O objectivo principal é estabelecer e consolidar relações de parceria económica entre empresários de Moçambique e de Portugal», disse o responsável, adiantando que seguem na comitiva de Armando Guebuza empresários das áreas das energias (e energias renováveis), construção civil, imobiliário, metalomecânica, banca, indústria, processamento e agricultura, entre outras.

«Também vamos promover o mercado moçambicano», disse Salimo Abdula, para quem «Moçambique tem muito para oferecer a Portugal».

Os empresários, adiantou, viajam com grandes expectativas quanto a acordos na área das tecnologias mas também de «alguma musculação financeira», nomeadamente na área da agricultura, turismo, energia e mineração.

«São recursos que temos e aos quais temos acesso, mas depois falta a componente tecnológica e financeira», disse Salimo Abdula, acrescentando que sendo o ambiente de negócios na Europa muito competitivo, as empresas portuguesas têm também oportunidade de usar Moçambique como uma plataforma para entrar na região da África austral.

Será mais fácil até, através de Moçambique, entrar em mercados da Europa e dos Estados Unidos, pelas facilidades que o país tem de exportar para esses lugares, disse.

Sheial Samuel, coordenadora da CTA, precisou que os empresários deverão chegar a Portugal no dia 27, tendo no dia 28 um encontro com Armando Guebuza.

Para o dia 29, estão marcadas idas à Assembleia da República, Praça do Império e Câmara de Lisboa, e no dia 30 será o momento do encontro entre empresários dos dois países.

Na tarde do dia 30 será realizado um seminário económico com empresários de Portugal e de Moçambique, que terá uma componente forte sobre turismo.

in «Sol», 21.03.2010