13/03/2010

Cavaco Silva em Cuba

O presidente da República, Cavaco Silva, defendeu esta sexta-feira que Portugal precisa de uma participação "mais ativa" dos jovens na vida cívica e política e "só tem a ganhar" com o "talento" daqueles que serão "os governantes do futuro". Durante dois dias, o Baixo Alentejo é palco de quatro Roteiros da Juventude.

"É minha convicção profunda que o país precisa de uma participação mais ativa dos jovens na vida cívica e na vida política, com o seu modo particular de pensar, a sua energia, o seu dinamismo, a sua coragem e a sua irreverência", disse Cavaco Silva.

O Chefe de Estado falava na sessão de encerramento de um encontro de jovens autarcas que decorreu esta sexta-feira na vila alentejana de Cuba, integrado na quarta jornada do Roteiro para a Juventude, a decorrer até sábado.

"É um contribuo para a melhoria da qualidade da nossa democracia, para a vitalidade do nosso sistema político", disse, referindo que os autarcas, pela sua "proximidade", têm a "responsabilidade de trazer os jovens a uma participação mais ativa na vida política".

O presidente da República lembrou que tem "vindo a insistir na necessidade" de uma "maior participação" dos jovens na política nacional, regional e local e tem "tentado combater algum afastamento que se nota nos jovens em relação à vida política".

Neste sentido, Cavaco Silva lembrou o encontro de jovens que promoveu em 2008, para "refletir sobre porque é que os jovens se afastam da participação ativa na vida política", no qual lhe foi lançado "o repto" de promover um roteiro para a juventude, ideia que aceitou e já vai na quarta jornada.

Cavaco Silva salientou que "há jovens que estão a regressar" ao Baixo Alentejo para darem "o seu contributo para o desenvolvimento da terra de onde partiram" e "é nestes jovens que está a esperança de futuro" da região.

"São eles que irão inverter a tendência de despovoamento e envelhecimento" do Baixo Alentejo e "irão reivindicar" para que na região também "se possa falar em igualdade de oportunidades", disse.

"Confio nesta geração", afirmou, salientando que há "potencialidades" na região, como Alqueva, aeroporto de Beja, Porto de Sines e Itinerário Principal 8 (futura Autoestarda-26 entre Sines e Beja), que "estão já a ser e poderão ser aproveitadas em maior número" pelos jovens.

Antes de participar na sessão de encerramento do encontro, Cavaco Silva foi recebido por populares num largo da vila de Cuba, onde ouviu o Hino Nacional, cantado por crianças, modas alentejanas, pelo Grupo Coral "Os Ceifeiros de Cuba", e recebeu de oferta um capote alentejano.

"Vou retê-lo e talvez utilizá-lo. É quentinho. Espero que em dias de frio me faça mais jeito do que hoje", disse Cavaco Silva aos jornalistas.

in «i-online», 13.03.2010