21/05/2010

O ensino em Portugal

A evolução do ensino de Matemática!

Na semana passada comprei um produto que custou 1,58€. Dei à funcionária da caixa 2,00 € e 8 cêntimos, para evitar receber ainda mais moedas.

A rapariga pegou no dinheiro e ficou a olhar para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer. Tentei explicar-lhe que tinha que me dar 50 cêntimos de troco, mas ela não se  convenceu e chamou o gerente para a ajudar. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar-lhe aquilo que aparentemente continuava sem entender.

Por que estou a contar isto? Porque dei conta da evolução do  ensino de matemática desde 1956, altura em que entrei para a escola primária.

Parece-me que foi assim:

1. Ensino de matemática em 1956:
Um lenhador vende um carro de lenha por 100$00.
O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda .
Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:
Um  lenhador vende um carro de lenha por 100$00.
O custo de produção  desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda ou seja, 80$00.
Qual é o  lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por 100$00.
O custo de produção desse carro de lenha é 80$00.
Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por 100$00.
O custo de produção desse carro  de lenha é 80$00.
Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
(a)20$00  (b)40$00  (c)60$00  (d)80$00  (e)100$00

5. Ensino de matemática em  2000:
Um lenhador vende um carro de lenha por 100$00
O custo  de produção desse carro de lenha é 80$00.
O lucro é de 20$00.
A afirmação é correta?
[ ] SIM  [ ] NÃO

6. Ensino de matemática em 2010:
Um lenhador vende um carro de lenha por 100,00 €.
O custo de produção é 80,00 €
Se você souber ler,  coloque um X no 20,00 €, que é o valor do lucro.
[ ] 20,00 €   [ ] 40,00 €   [ ] 60,00€   [ ] 80,00 €   [ ] 100,00 €