22/05/2010

Geração da demagogia

Padre Couto propõe que Guebuza explique a “geração da viragem”, é o convite do reitor da UEM ao Presidente da República.

Numa acção bem encenada, o reitor da UEM endereçou, em público, um convite ao Presidente da República para que vá à UEM explicar melhor o que se pretende que seja entendido como “geração da viragem”.

Esta nova expressão da linguagem governamental foi usada pela primeira vez por Armando Guebuza, no seu primeiro discurso após a investidura para o seu segundo mandato como Presidente da República, em 14 de Janeiro de 2010.

Dando continuidade ao plano para injetar na opinião pública esta nova noção ideológica, o padre Filipe Couto - que foi colocado naquele cargo pelo próprio Armando Guebuza, no seu primeiro mandato - veio a público explicar que essa expressão não está a ser devidamente entendida.

Para o efeito, o reitor da UEM usou o recurso de retórica - convém não esquecer que ele é padre - que consiste em questionar o entendimento incorreto deste novo termo da propaganda ideológica.

Esta hábil manobra produziu os efeitos desejados, e levou a que, numa ação bem concertada, vários órgãos de comunicação social passassem para a opinião pública a ideia de que o padre Filipe Couto estaria em desacordo com Armando Guebuza, ou estaria a contestar tal designação - numa simulação de diversidade de pensamento -, quando estava efetivamente a contestar as interpretações indesejáveis que possam ser dadas à ideia da “viragem”.
“Na verdade, não sabemos se é viragem de quê. É para virar carro, casa, cidade? O que é para virar?” – questionou o padre Filipe Couto. “Se tal viragem serve para descartar os feitos das outras gerações já passadas, então está iminente um abandono e esquecimento da história heróica nacional” – acrescentou o reitor da UEM, ao mesmo tempo que solicitava ao Presidente da República que vá à UEM “elucidar” os jovens sobre o significado real da mensagem que pretende transmitir, quando se refere à “geração da viragem”.

Este episódio teatral está a ser visto por várias correntes de opinião como um claro indicador da falta de consistência desta nova formulação ideológica governamental. E a questão “geração da viragem” está já a suscitar muita inspiração humorística em vários sectores.

Filipe Couto fez aquelas declarações na passada sexta-feira, em Maputo, discursando durante uma cerimónia de graduação de estudantes da universidade que ele dirige.

in CANALMOZ - 10.05.2010