16/11/2010

Há mais vida para além do orçamento

Um homem chegou a casa tarde, vindo do trabalho, cansado e irritado, e encontrou o seu filho de 7 anos esperando por ele na porta de casa.

- Pai, posso fazer-lhe uma pergunta?
- O que é? - Respondeu o homem.
- Pai, quanto é que tu ganhas por hora?
- Isso não é da tua conta. Porque é que estás a perguntar uma coisa dessas? - respondeu o pai em tom agressivo.
- Eu só quero saber. Por favor pai, diz-me quanto é que ganhas numa hora?
- Bem, se queres saber, eu ganho 15,00 € por hora.
- Ah..." - respondeu o menino, cabisbaixo.
- Pai, podes emprestar-me 7,50 €?

O pai ficou furioso:
- Essa é a única razão pela qual me perguntaste isso? Pensas que é assim que podes conseguir algum dinheiro para comprar um brinquedo ou alguma outra coisa? Vai para o teu quarto e deita-te. Pensa em como estás a ser egoísta. Eu não trabalho duramente todos os dias para tais infantilidades.

O menino foi calado para o seu quarto e fechou a porta.

O Pai sentou-se e começou a ficar ainda mais nervoso com as perguntas feitas pelo filho. Como ele ousava fazer aquelas perguntas só para conseguir dinheiro?

Mas, uma hora depois, o homem tinha-se acalmado e começou a pensar:
«Talvez haja algo que o meu filho realmente precise de comprar com esses 7,50 € e, realmente, ele não pedia dinheiro com muita frequência.»

O homem foi ao quarto do filho e abriu a porta.
- Estás a dormir, meu filho? - perguntou.
- Não pai, estou acordado - respondeu o filho.
- Ah, olha, eu estive a pensar, e talvez eu tenha sido duro contigo há pouco - afirmou o pai -. Tive um longo dia e acabei a descarregar sobre ti. Aqui estão os 7,50 € que me pediste.

O menino levantou-se sorrindo.
- Oh, pai obrigado - gritou. Então, procurando por baixo do seu travesseiro, rebuscou alguns trocados amassados.

O Pai viu que o menino já tinha algum dinheiro e começou a enfurecer-se novamente.
O menino lentamente contou o seu dinheiro e, em seguida olhou para o pai..
- Por é que queres mais dinheiro se já tinhas algum? - gritou o pai.
- Porque eu ainda não tinha o suficiente mas agora já tenho - respondeu o menino.

- Pai, eu agora já tenho 15,00 €. Posso comprar uma hora do teu tempo? Por favor, amanhã, chega a casa mais cedo. Eu gostava de jantar contigo.

O pai ficou destroçado. Colocou os seus braços em torno do filho e pediu-lhe desculpa.


Comentário: Uma pequena lembrança a todos os que trabalham arduamente. Não se deve deixar escorregar através dos dedos o tempo sem ter passado algum dele com aqueles que realmente são importantes para nós, os que estão perto do nosso coração. Não te esqueças de compartilhar esses 15,00 € do valor do teu tempo, com alguém que gostas ou amas.

Se morrermos amanhã, a empresa para a qual trabalhamos, facilmente nos substitui numa questão de horas. Mas a família e amigos que deixamos para trás sentirão essa perda para o resto das suas vidas...

Se tiveres tempo, envia para alguém que gostes!!!

NR: circula na net.
Aproveitamo-la para a enviar àqueles que hoje mesmo a merecem muito.