30/04/2010

Remodelação governamental

O Primeiro-Ministro acaba de anunciar a remodelação do seu governo e a imediata designação de um novo Ministro das Finanças.

Num comunicado ao país, foi detalhadamente explicado o sarilho económico e financeiro que resulta da crise internacional e da especulação daí resultante.

"O que é para fazer é para ser feito", disse o Primeiro-Ministro com a sua grande experiência em assuntos económicos, "e não há problema sem solução, pelo que vamos endireitar as contas públicas, como já o fizemos no passado.

Por isso, resolvi convidar o Prof. Fodeba para o cargo de Ministro das Finanças. Ele é um especialista em problemas sem solução e, todos sabemos que, finanças públicas sãs são condição necessária - não suficiente, mas necessária - para o desenvolvimento económico e para a criação de emprego.

Rigor, transparência e verdade têm de ser as palavras-chave no domínio das contas públicas. Rigor, desde logo, na despesa, porque essa é a forma última de garantir a sustentabilidade de longo prazo das contas públicas, de assegurar uma economia competitiva e de garantir o Estado Social.

Rigor, também, no cumprimento do Pacto de Estabilidade e Crescimento. Múltiplos instrumentos poderão ser usados, mas o rigoroso controlo da despesa e o combate à fraude e à evasão fiscal serão, sem dúvida as traves-mestras da nossa ação.

Mas também a transparência. A transparência e a sustentabilidade das contas públicas são essenciais para a credibilidade externa e interna da governação".

O Prof. (Mestre) Fodeba declarou à imprensa que vai transferir o Ministério, do Terreiro do Paço para São João da Talha, "dando início a um novo ciclo de regionalização de que o país carece".