28/04/2010

Diretor das Alfândegas morto em Maputo

O diretor de Investigação e Auditoria da Autoridade Tributária de Moçambique (ATM), Orlando José, foi morto na sua residência, no bairro de Zimpeto, cidade de Maputo, baleado por criminosos ainda a monte. O baleamento ocorreu no final da tarde de ontem.

O diretor do serviço de inteligência das Alfândegas anunciara na tarde de ontem a apreensão de três viaturas de luxo, (BMW, Range Rover e Mercedes-Benz) pelas Alfândegas, que entraram no país ilegalmente, suspeitando-se que sejam provenientes da vizinha Swazilândia e da África do Sul. Acredita-se que o assassinato do diretor de Investigação e Auditoria
das Alfândegas esteja relacionado com a apreensão de viaturas.


Mas também se admite que o crime possa estar relacionado com a recente apreensão, ao Km.14 da EN1, em Maputo, de uma viatura e de um cidadão libanês que nela transportava, escondidos nos forros das portas, cerca de quatrocentos mil dólares americanos em notas. O mesmo, cuja identidade não foi revelada, encaminhava-se para a Machipanda, fronteira com o Zimbabwe, no Corredor da Beira, zona onde recentemente começou a prosperar uma significativa comunidade libanesa de outras nacionalidades, que se supõe interessada pelo mercado de ouro do garimpo local e diamantes do país vizinho.

Na semana passada, Orlando Jaime anunciara essa apreensão de 400 mil dólares norte-americanos a um cidadão de origem libanesa, que alegadamente tentava sair do país com o valor.

in «Canalmoz», 28.04.2010