13/08/2010

FPF e os fp...

O advogado de Carlos Queiroz

Se fosse eu que mandasse, Carlos Queiroz não seria o nosso selecionador, mas também não posso aceitar a forma pouco séria como o querem despedir.

E tendo em conta o alegado fundamento do processo disciplinar, não posso deixar de trazer à colação a defesa do saudoso Ramada Curto de um seu cliente acusado de ter chamado "filho da p." ao ofendido.

Nas suas alegações, Ramada Curto começou por chamar a atenção do juiz para o facto de, muitas vezes, se utilizar essa expressão em termos elogiosos ("Aquele filho da p. é o melhor de todos") ou carinhosos ("Dá cá um abraço, meu grande filho da p.!"), tendo concluído as suas alegações da seguinte forma: "E até aposto que, neste momento, V.Ex.ª está a pensar o seguinte: 'Olhem lá do que aquele filho da p. não se havia de lembrar só para safar o seu cliente!...'"

Chegada a hora da sentença, o juiz vira-se para o réu e diz: "O senhor vai absolvido mas agradeça ao filho da p. do seu advogado."

Enfim, apesar de já ter falecido há muitos anos, penso, no entanto, que o melhor advogado de Carlos Queiroz ainda continua a ser o saudoso Ramada Curto.

Santana-Maia Leonardo, Abrantes
in «Público», 12.08.2010

© Henrique Monteiro