14/01/2011

Música divinal

Michael Küttner é um frequentador da Terra da Boa Gente, a que tem ligações familiares profundas. A sua música é soberba, divinal.

«Um dos mais procurados bateristas e percussionistas e um dos mais populares da Europa. Estudou em Colónia música inovativa e clássica, obteve uma bolsa de estudos da DAAD para estudar jazz em Boston/USA e estudou música africana no Ghana. Todas estas influências musicais compoêm o seu extraordinário estilo interdisciplinar. Os leitores da revista “Drums und Percussion” (Bateria e Percussão) elegem-no como o melhor baterista de jazz da Alemanha e a revista «Münchner Abendzeitung» condecoram-no com a “Stern der Woche” (Estrela da Semana) com a melhor obra artística . A sua criatividade e dedicação tornam-o como um dos parceiros mais procurados. Através dos muitos anos de trabalho com o conhecido baterista Peter Giger e o seu grupo “Family of Percussion” e através dos seus 25 anos de trabalho intensivo com o guitarrista Michael Sagmeister, tornou-se conhecido e reconhecido internacionalmente.

Tocou inúmeras vezes em festivais internacionais e mundialmente e, apresenta-se com músicos de renome internacional, como por exemplo Albert Mangelsdorff, Wolfgang Dauner, Charlie Mariano, Steve Swallow, Trilok Gurtu, Maria João, Sheila Jordan, Kenny Wheeler, Nana Vasconcelos, Markus Stockhausen, Lee Konitz, Pat Martino, Klaus Lage. Para o Instituto Goethe, Michael Küttner toca em digressão na Hungria, Croácia, África do Norte, na África Ocidental, Índia e no Sudoeste da Ásia.

Desde 1991 está igualmente ativo em Maputo e participou por exemplo no 1° Festival Internacional de Jazz, toca para o projecto “Friends Across the Border”. De momento coopera com o grupo “Timbila Muzimba” e a “Quadrilha de Maputo”. Michael Küttner grava mais de 40 CD’s e participa em várias produções radiofónicas.

Desde 1989 lecciona Michael Küttner na Universidade de Colónia e desde 2000 lecciona como professor catedrático na “Hochschule für Musik und Darstellende Kunst” em Mannheim. Entretanto, é considerado como um dos melhores pedagogos em jazz na Europa e um dos mais procurados professores para “workshops” e cursos e, escreve “workshops” para a revista “Drums und Percussion”.

De momento toca solo, com o seu trio do qual faz também parte o grande saxofonista Hugo Read, com o grupo Michael Sagmeister, Opera to Relax, com o Trio Otto Wolters e a Quadrilha de Maputo.»in «Michael-kuettner.com»