21/03/2011

Perdidos

As lendas sobre o pessimismo dos portugueses são altamente exageradas. Na segunda-feira, mal se soube que o primeiro-ministro falaria ao povo à hora do jantar, o povo, pelo menos o que comenta na Internet, começou a ponderar a hipótese de o eng. Sócrates se demitir.

Naturalmente, o eng. Sócrates não se demitiu e limitou-se a a repetir a lengalenga de sempre. O Governo é bom, pois ganha a "batalha da confiança" (?). O PSD é mau, pois despreza o "interesse nacional" (?). O Governo evita a crise. O PSD deseja a crise. A prosperidade do País deve-se ao Governo. A miséria do País deve-se ao PSD. A terminar, notou o carácter internacional da penúria caseira e desaconselhou a "sofreguidão pelo poder" (sic).

A acusação não faz justiça ao dr. Passos Coelho, talvez o político menos sôfrego de poder da era cristã. Mas resume, com involuntária ironia, a essência do eng. Sócrates, a quem uma carreira partidária e um curso arrancado a faxes não atribuíramgrandes talentos. Excepto um: a ânsia de mandar, absurdamente menosprezadapelos ingénuos que imaginam a criatura disponível para abdicar de livre vontade do solitário pretexto da sua existência.

É curioso os cidadãos ainda não terem percebido que o eng. Sócrates é geneticamente incapaz de assumir a responsabilidade pelos abismos a que nos conduz e agir em conformidade. O homem parece-se com as personagens de série Perdidos, que num episódio rebentam com tudo em redor e no episódio seguinte reaparecem entre os destroços, frescas e prontas para outra. Bem traduzida, a verborreia de segunda-feira foi o modo de o eng. Sócrates se declarar pronto para eleições, afinal a única forma de o remover. E os que julgam que a remoção estará garantida devem questionar as lendas sobre a lucidez dos português.

Na vida real, perdidos andamos nós.

Alberto Gonçalves, sociólogo
in «Sábado», 17.03.2011