26/09/2012

No Porto, carago, que caril !!!

Veio da Zambézia, província central de Moçambique, com 14 anos. Está em Portugal há 32, mas ai de quem disser que não é moçambicana! É que há sabores e cheiros que nunca se esquecem e a Tia Orlanda raramente despe a tradicional capulana de cores vivas. Porque ela gosta de cozinhar tal como aprendeu na sua terra, mas também de mostrar a sua cultura. E sempre com um doce sorriso no rosto.

Depois de dois anos a fazer uns petiscos na Associação Portugal Moçambique, a Tia Orlanda conquistou a independência e acaba de abrir o seu próprio restaurante. É vê-la à volta dos grandes tachos a apurar temperos. As chamuças (como entrada) já estão na mesa, mas é o cheirinho do caril de caranguejo que faz salivar. Mesmo que já se esteja a saborear um pratinho de camarão frito à maneira. Virá também um feijão com coco (imperdível). Assim como outras surpresas, que nisto de prazeres não convém contar logo tudo...

Precisa apenas de saber que pode comer estes pratos por 15 euros (inclui bebida de cápsula), a que se acrescenta uma sobremesa: mistura de fruta exótica ou um doce (pudim de côco, mousse de manga ou maracujá). Agora sim, a Tia Orlanda faz aquilo que realmente quer fazer. E a tempo inteiro, pois deixou para trás o serviço de telefonista da Câmara de Gondomar, depois de ter sido costureira e jardineira. Nos tempos livres, aperfeiçoava os cozinhados ao ritmo da marrabenta.

Filha de uma parteira de Moçambique, Orlanda Klyronomus Barros Barbosa é o símbolo dos cruzamentos possíveis do tempo dos impérios. O seu avô materno era grego, o pai biológico é indiano e o pai adotivo português. Casada com um português, tem uma filha escurinha e um filho branquinho. "Não faço diferenças", diz.

Apenas quer que todos se satisfaçam com o cruzamento de temperos que vai arquitetando com os seus dotes culinários. Aos fins de semana, o músico cabo-verdiano Valdir Divad poderá animar o serão. Não se espante, porém, se a Tia Orlanda surgir de garrafão na mão a servir uma lipipa ou marréu. Se for esse o caso, prove primeiro e pergunte depois.

TIA ORLANDA SABORES MOÇAMBICANOS
R. das Taipas, 113
Porto

Tel: +351 914622823 / +351 917304894
Terça a Domingo, 11h-24h

15 (buffet) / 8-10€ (dose para dois) / 8€ (vegetariano)



in  «Visão» huum, maningue nice